Telefone: (21) 2617-6900

Objetivos

OBJETIVOS DA FESN 

A Federação dos Estudantes Nacional tendo como sigla e nome fantasia (FESN) é uma associaçãocivil sem fins lucrativos, independente de partidos políticos, governos e ou órgão públicos e privados, com prazo de duração indeterminado. Reger-se-á pelo presente estatuto e pela legislação vigente, fundada em vinte quatro de maio de mil novecentos e cinquenta na cidade de Niterói, atualmente com sua sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, situada na Rua das Marrecas, numero 40, sala 705, Centro, Rio de Janeiro RJ CEP – 20031-120, podendo, no entanto instituir sedes regionais em quaisquer cidades brasileira, é uma associaçãode representação e coordenação dos estudantes da educação infantil, do ensino  fundamental, ensino médio, ensino superior, pós- graduação, cursos técnicos, cursos de extensão e especialização cursos profissionalizantes e preparatórios do Brasil, com responsabilidade jurídica tem como principais objetivos:

 

 

A) Promover o congraçamento dos estudantes do Brasil e coordenar suas atividades.

B) Defender os interesses de seus associados

C) Lutar pelas causas estudantis, pela melhoria na qualidade do ensino público e privado, pela ampliação do número de vagas nas universidades públicas, bem como a expansão do ensino técnico e profissionalizante.

D) Cobrar das autoridades públicas competentes, a melhoria das condições de funcionamento e das estruturas das escolas e universidades, públicas municipais, estaduais e federais.

E) Colaborar com a luta pela valorização dos profissionais de educação.

F) Promover assistência e atividades culturais, sociais, desportivas, recreativas e educacionais aos estudantes do Brasil.

G) Participar juntamente com entidades ambientais de movimentos de preservação do meio ambiente.

H) Promover cursos supletivos e/ ou cursos de qualificação profissional e preparatórios para jovens carentes com o objetivo de ingressá-los no mercado de trabalho.

I) Colaborar com a luta dos trabalhadores em geral na busca pelas melhores condições de trabalho e renda.

J) Propor e sugerir projetos de leis e emendas constitucionais a parlamentares, com o objetivo de incrementar a formação acadêmica dos jovens brasileiros.

L) Estabelecer convênios e parcerias com ONGs, e ou poder púbico e privado, no âmbito municipal, nacional, federal ou internacional na realização de projetos que busquem o desenvolvimento humano dos jovens brasileiros.

M) Defender maior moralidade, transparência e ampla acessibilidade nos concursos públicos e privados.

N) Lutar pelos direitos fundamentais da criança e adolescente, cobrando sempre dos poderes executivo, legislativo e judiciário a fiscalização no fiel cumprimento dos estatutos da infância, adolescência e juventude.

O) Pugnar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa.

P) Na consecução dos seus objetivos a FESN observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade pública, econômica e eficiência, aplicando integralmente as rendas, recursos e eventuais resultados operacionais nos desenvolvimento dos seus objetivos.