Telefone: (21) 2617-6900

Sobre nós

Nossos Objetivos

  • Art. 1º – A Federação dos Estudantes Nacional e uma entidade civil sem fins lucrativos, independentes de partidos políticos, governos e ou órgão públicos e privados com prazo de duração indeterminado, reger-se-á pelo presente estatuto e pela legislação vigente, fundada em vinte quatro de maio de mil novecentos e cinquenta na cidade de Niterói, passa a se denominar federação dos estudantes nacional, tendo com sigla (FESN) com sua sede oficial situada na Rua Senador Dantas, numero oitenta, salas novecentas e sete e novecentas e oito, no centro do Rio de Janeiro- RJ CEP – 20031922, podendo, no entanto instituir sedes regionais em quaisquer cidades brasileira onde tem sede e foro, e a entidade de representação e coordenação dos estudantes do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós- graduação, cursos técnicos, cursos de extensão e especialização cursos profissionalizantes e preparatórios do Brasil, com responsabilidade jurídica tem como principais objetivos:

  • Promover o congraçamento dos estudantes do Brasil e coordenar suas atividades.

  • Defender os interesses de seus filiados.

  • Lutar pelas causas estudantis, pela melhoria no na qualidade do ensino publico e privado pela ampliação do numero de vagas nas universidades publicas bem como e expansão do ensino técnico e profissionalizante.

  • Cobrar das autoridades publica competente a melhoria das condições de funcionamento e das estruturas das escolas e universidades publicas municipais, estaduais e federais.

  • Colaborar com a luta pela valorização dos profissionais de educação.

  • Promover assistência e atividades culturais sociais desportivas recreativas e educacionais aos estudantes do Brasil

  • Participar juntamente com entidades ambientais de movimentos de preservação do meio ambiente.

  • Promover cursos supletivos e ou cursos de qualificação profissional e preparatória para jovens carentes com o objetivo de ingressá-los no mercado de trabalho.

  • Colaborar com o fortalecimento da UGT (união geral dos trabalhadores) defendendo os interesses gerais da classe trabalhadora do Brasil.

  • Propor e sugeri projetos de leis e emendas constitucionais a parlamentares com o objetivo de incrementar a formação acadêmica dos jovens brasileiros.

  • Estabelecer convênios e parcerias com ONGs, e ou poder púbico e privado, no âmbito municipal, nacional, federal ou internacional na realização de projetos que busquem o desenvolvimento humano dos jovens brasileiros.

  • Defender maior moralidade, transparência e ampla acessibilidade nos concursos públicos e privados.

  • Lutar pelos direitos fundamentais da criança e adolescentes e cobrando sempre dos poderes executivo legislativo e judiciário a fiscalização no fiel cumprimento dos estatutos da juventude, e da infância e adolescência.

  • Pugnar pela democracia pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa.

  • Na consecução dos seus objetivos a federação dos estudantes nacional observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade pública, econômica e eficiência, aplicando integralmente os rendas recursos e eventuais resultados operacionais nos desenvolvimento dos seus objetivos.

  • Art 2º – A federação dos estudantes nacional instituirá uma carteira de identificação estudantil para seus associados , com validade sempre de doze meses.

  • Parágrafo único – Consideram-se estudantes associados à FESN todos aqueles que estiverem matriculados no ensino médio, ensino fundamental, ensino superior, pós-graduação, cursos técnicos, cursos de extensão e especialização, cursos profissionalizantes e preparatórios da rede publica ou privada, que solicitarem a carteira de identificação estudantil da FESN.

 

 

Nossa História

A FESN, assim foi criada em 24 de Maio de 1950 no município de Niterói ,antiga capital do estado do RJ ,uma das mais atuantes combativas e representativas entidades de classe, atuou de maneira coerente sempre pautada na luta em defesa dos direitos dos estudantes , conquistou o corações e mentes dos jovens daquela época .ainda assim foi brutalmente fechada pela ditadura militar e seus dirigentes perseguidos e coagidos, embora praticassem a legalidade, a justiça social e empunhassem as bandeiras do idealismo de uma sociedade justa.

Mesmo existindo por 14 anos a FESN marcou na história e se destacou como um dos mais importantes instrumentos de luta dos estudantes do estado do rio de janeiro e do brasil, promovendo uma série de atividades culturais, esportivas, politicas alcançou várias conquistas importantes para o universo estudantil ,33 anos depois ela ressurge através de um grupo de líderes estudantis que decidem trazer de volta os ideais que marcaram na história e que tanto orgulha os que dela fizeram parte no passado , em 1997 depois de intensos debates e muita mobilização acontece o renascimento dessa importante agremiação com uma enorme responsabilidade ,de honrar o nome e o legado deixado na memória dos que se orgulham de ter vivido e participado de suas lutas.

Hoje em dia a FESN é uma Entidade Estudantil atuante, participativa, formuladora de Políticas Públicas para a Juventude e em plena sintonia com as demandas da EDUCAÇÃO e do ESTUDANTE! A FESN estar de portas abertas para ouvir a Comunidade Estudantil Venha e Participe da FESN.

Wander Freitas
Presidente

 

O que é a FESN?

A FESN funciona como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, está aberta a participação da comunidade estudantil brasileira e pauta suas ações na defesa dos direitos dos estudantes.

Democraticamente constituída a FESN conta com uma diretoria executiva eleita em assembleia geral pelos seus associados, com mandato de três anos, podendo criar diretorias regionais e de departamentos e nomear vice-presidentes estaduais sempre que se fizer necessário.

Tendo como única fonte de receita a emissão da carteirinha de estudante, criamos um departamento nacional que cuida e gerencia todo processo.

Grêmios, centro acadêmicos DCES, entidades estudantis ou até mesmo pessoas comuns que queiram representar a carteira de estudante na sua cidade ou estados entrem em contato com a FESN, e uma ótima maneira de fazer finanças para sua entidade ou levantar uma graninha extra para ajudar a pagar seus estudos

Com renda das carteirinhas a FESN mantém suas sedes funcionando, contrata funcionários, paga fornecedores, imprime jornais, boletins, cartilhas. Panfletos cartazes e impressos em geral, promove diversas campanhas e apoia a criação e o fortalecimento de entidades representativas dos estudantes e ainda atua com toda com total independência política para cobrar das autoridades públicas mais investimentos na educação e geração de projetos voltados para a classe estudantil

Pretendemos continuar avançando nesse caminho, norteando nossas ações sempre na ética e transparência, e com muita humildade e responsabilidade vamos alcançando nossos objetivos de representar os estudantes e conquistando cada vez mais seu respeito e confiança. Se una a esta luta e vamos escrever nossa história!!!!